palavra do presidente

MENSAGEM DE BOAS VINDAS

Eugênia pereira saldanha araújo – embaixadora extraordinária e Plenipotenciaria

Cumpre-me em nome da República da Guiné-Bissau saudar à todos, enquanto
Embaixadora Extraodinária e Pleniputenciária afeta a esta Representação Diplomática. Este site que formaliza a ponte virtual para o relacionamente com a nossa comunidade radicada neste imenso territorio brasileiro, é também uma janela aberta para todos utilizadores desta nova ferramenta de comunicação que estará ao vosso serviço.

 

A nossa equipa tem consciência dos grandes desafios e de muito trabalho que tem pela frente. Contudo, e apesar dos parcos recursos humanos e financeiros do país, com que essa Missão vem debatendo, contamos com a vossa prestigiosa ajuda e, com o concurso de todos havemos de trilhar esse caminho, superando todas ás dificuldades.

 

A República Federativa do Brasil é um país que desde a independência da Guiné-Bissau, tem dado um contributo notável para o seu Desenvolvimento, e esta Missão Diplomática hoje no Brasil, instalada à 18 de Abril de 2011, se deve eternamente a magna ação de cooperação e amizade havida entre o nosso saudoso Presidente Malan Bacai Sanha e o Presidente Luiz Inácio (Lula) da Silva, que souberam traduzir os laços históricos e de irmandade que nos une com vista ao fortalecimento de uma parceria estratégica.

 

A Guiné-Bissau tem a superfície de 36.125 Km2, com cerca de 1 milhão e 700 mil habitantes, com uma diversidade cultural extraordinária e uma potencialidade enorme dos seus recursos naturais. Graças a sua localização geográfica, poderá servir como uma plataforma econômica de grande importância para o Brasil nos próximos anos, enquanto mercado para instalação da industria brasileira, atingindo todo mercado da comunidade da África Ocidental (CEDEAO) que engloba cerca de 300 milhões de habitantes.

 

Brasil e Guiné-Bissau têm um amplo e histórico de parcerias estratégicas de cooperação para o Desenvolvimento, que passa pelas áreas sociais, econômicas, comerciais, industriais, culturais e tecnológicas.

 

Hoje o Brasil coordena a configuração específica da Comissão de Construção da Paz para a Guiné-Bissau, junto das Nações Unidas e, permanece firme na adoção de medidas essenciais para o Desenvolvimento Econômico e a Reforma no Sector da Defesa e Segurança, para o equacionamento dos problemas estruturais e conjunturais que a Guiné-Bissau enfrenta.

Turismo Guiné-bissau

Conheça toda a beleza e cultura desse paraíso na áfrica.

Turismo Guiné-bissau